VISITE TAMBÉM O NOSSO SITE WWW.LABHORMON.COM.BR

7 mitos e verdades sobre a Gripe A – Exame para H1N1 disponível no Lab Hormon

-A +A
18 de março de 2016 | Por: Lab Hormon

A gripe A, também conhecida como gripe suína é causada pelo vírus H1N1, que é transmitido pelo ar, de pessoa para pessoa, através de gotículas de saliva de um indivíduo doente para outro saudável. O diagnóstico desta gripe é feito através de exame de sangue, pois os seus sintomas são semelhantes aos da gripe comum, sendo apenas um pouco mais fortes.

Como esta é uma nova gripe, é normal surgirem dúvidas sobre o assunto, por isso veja a seguir os mitos e verdade relacionados a esta doença.

1.Posso pegar Gripe H1N1 através do consumo de carne de porco.

Mito. É verdade que o ciclo de vida do vírus H1N1 passa pelo porco, mas ele só é transmitido entre as pessoas através da saliva, espirro e contato com secreções do paciente doente, da mesma forma que ocorre com a gripe comum.

2. Pessoas gripadas podem tomar a vacina do H1N1.

Verdade. Pessoas gripadas, mas sem apresentar febre, podem tomar a vacina do H1N1. Esta vacina está contraindicada apenas para bebês com menos de 6 meses de vida, pessoas com febre, com doença neurológica ou que tenham alergia ao ovo ou às substâncias timerosal, presente no Merthiolate, e à neomicina.

3. A vacina contra gripe A pode causar a morte.

Mito. Essa teoria surgiu devido à presença de duas substâncias na vacina, o mercúrio e o óleo de esqualeno. No entanto, a verdade é que o mercúrio utilizado é o etilmercúrio, que é um conservante que também faz parte de outras vacinas como a da difteria e do tétano. Já o óleo esqualeno é uma substância que está presente no nosso organismo naturalmente, e que é usada na vacina para aumentar a sua eficácia.

7-mitos-e-verdade-sobre-a-gripe-a--640-427

4. Mulheres grávidas e que amamentam podem tomar a vacina.

Verdade. Mulheres que estão grávidas ou que amamentam podem tomar a vacina normalmente, independente da idade gestacional. No entanto, a aplicação da vacina só deve ser feita após obter a autorização do obstetra.

5. Os efeitos colaterais da vacina são muito fortes.

Mito. A maior parte das pessoas não sentem qualquer efeito colateral após tomar a vacina, mas quando eles aparecem costumam durar apenas cerca de 2 dias, e os sintomas podem ser dor no local da aplicação da vacina, febre baixa e mal estar.

6. O vírus usado na vacina está morto, por isso não causa a gripe A.

Verdade. O tipo de vírus utilizado para produzir a vacina contra a gripe A é o vírus inativado, ou seja, ela é composta por vírus mortos e divididos em pedaços, não sendo possível ficar doente com a gripe A por causa da vacinação.

7. Usar erva-doce no lugar do remédio Tamiflu funciona para combater a gripe A.

Mito. Esse mito surgiu porque a erva-doce também possui o composto anis estrelado, que é usado para fabricar o remédio. No entanto, o anis usado no Tamiflu é retirado de uma planta originária da China, não sendo igual ao da erva-doce encontrada no Brasil. É permitido tomar o chá de erva-doce durante a gripe A, mas se os sintomas piorarem, é preciso ir ao médico porque apenas os verdadeiros remédios irão ajudar.

Fonte: http://www.tuasaude.com/gripe-a-h1n1/

Deixe um comentário


Lab Hormon | Central de Atendimento: 11 4433-3233 www.labhormon.com.br
Agência Digital Pulso