VISITE TAMBÉM O NOSSO SITE WWW.LABHORMON.COM.BR

Versão brasileira de exame para escolha no tratamento do câncer de mama será 85% mais barata

-A +A
02 de outubro de 2015 | Por: Lab Hormon

Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos novos casos a cada ano. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%. No Brasil, no entanto, as taxas de mortalidade continuam elevadas, provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados.

Um exame desenvolvido por pesquisadores brasileiros da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), em São Paulo – já testado em 167 mulheres com carcinoma mamário em estágios I, II e III – promete ajudar na redução dessa estatística.

Os pesquisadores criaram uma técnica pioneira de perfilhamento genético do câncer de mama que subsidia a equipe médica com o diagnóstico molecular da doença, permitindo a indicação de tratamentos mais precisos e melhorando o prognóstico. Atualmente, existe um exame comercial importado que custa R$ 9 mil em serviços particulares. A patente para a técnica brasileira já foi solicitada ao Ministério da Saúde, que disponibilizará o exame por R$ 1,2 mil.

“É uma ferramenta fundamental para melhorar os resultados dos tratamentos e que, devido ao alto custo, estava restrita a uma parcela reduzida da população. Esperamos que agora esse benefício seja disponibilizado em larga escala, inclusive com incorporação pelo Sistema Único de Saúde e por operadoras de planos de saúde privados”, afirma o coordenador do Laboratório de Análises Clínicas da FMABC e autor da pesquisa, Fernando Luiz Affonso Fonseca.

Fonte: http://www.labtestsonline.org.br/noticias/mama/

Deixe um comentário


Lab Hormon | Central de Atendimento: 11 4433-3233 www.labhormon.com.br
Agência Digital Pulso